Técnica:
Levantamento estatístico de dados, de campo, do tipo não probabilístico.
Abrangência:
Universo representativo: municípios da Baixada Santista (Guarujá, Santos, Cubatão, São Vicente, Praia Gande, Mongaguá e Peruíbe) e do Vale do Ribeira (ltariri, Pedro de Toledo, lguape, Pariquera-Açu, Jacupiranga, Cajati e Registro), São Paulo - Brasil.
Período de aplicação:
Dias 3 e 4 de março de 2022.
Público alvo:
Moradores-eleitores dos municípios, com 16 anos ou mais.
Amostragem:
O levantamento é do tipo não probabilístico, por cotas. A seleção e abordagem dos entrevistados se deu de forma presencial, em pontos de fluxo, nos 14 municípios que compõem a área de abrangência, definidos no plano amostral, com proporções - em relação ao universo (eleitorado total da Baixada Santista - TSE/FEV-2022) - para sexo e faixa etária e aproximações para escolaridade e renda familiar, aplicando-se fator de ponderação ao final, sobre os resultados.
Tamanho da amostra:
1. 504 entrevistas.
Instrumento de coleta de dados:
Aplicação do tipo entrevista. Questionário estruturado, com 10 questões, sendo seis fechadas (quatro estimuladas - disco de pesquisa) e quatro abertas (espontâneas, com posterior consistência de dados/uniformização da base), tendo sido as mesmas elaboradas a fim de responder ao problema de pesquisa.
Equipe de entrevistadores:
Composta por 10 entrevistadores e dois supervisores de campo, devidamente treinada e capacitada para a aplicação da pesquisa de opinião.
Tipo de dispositivo:
Captação e preenchimento das respostas em dispositivos eletrônicos do tipo tablet (Samsung T295), com armazenagem em servidor próprio da Badra Comunicação, assim como a plataforma de lançamento e tabulação eletrônica das respostas.
Margem de erro:
2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Intervalo de confiança:
De 95%, ou seja, a probabilidade de se encontrar os mesmos resultados com a aplicação de uma outra pesquisa aplicada com os mesmos quantitativos e sob as mesmas condições é de 95%.
Checagem e controle:
20% do total de questionários aplicados passam por processo de verificação e checagem, com telefonema ao entrevistado e registro do áudio.
100% dos questionários aplicados têm sua posição geográfica registrada.
Estatístico responsável:
Marcos Rogério Simonetti - CONRE nº 10.744/SP.
Registro no CONRE:
A Badra Comunicação está registrada no Conselho Regional de Estatística da 3ª Região, São Paulo, sob o número J3238
Registro junto ao PesqEle - TSE:
O levantamento está registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral sob os números BR-01761/2022 e SP-07300/2022.