Estado de São Paulo

Pesquisa de Opinião Pública | Intenção de Voto

Compartilhe!

4 curtiram
QUEM VIVER VERÁ

Tucanos estão fora do segundo turno em São Paulo, pela primeira vez, em décadas

Segundo turno no maior Estado da Federação será entre Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), indica pesquisa Badra

Faltando apenas um dia para as eleições, pesquisa de intenção de voto divulgada hoje, 30, pela Badra Comunicação confirma que o cenário de polarização nacional influenciou diretamente o curso das eleições em São Paulo. Fernando Haddad, do PT e de Lula, vai disputar o segundo turno contra Tarcísio de Freitas, do Republicanos e de Bolsonaro.

Os números do levantamento estimulado é que bancam a posição do instituto. O ex-ministro da Educação tem a preferência de 31,3% do eleitorado contra 25,5% do ex-ministro da Infraestrutura. A diferença entre eles é de apenas 5,8%, o que inspira uma disputa em segundo turno para lá de acirrada.

Já o atual governador do Estado, Rodrigo Garcia, do PSDB, vai entrar para entrar para a história como o candidato responsável por desalojar do Palácio dos Bandeirantes, depois de quase três décadas, o ninho tucano. Preferido por 16,3% dos eleitores paulistas, são remotas as chances de ele fazer a virada e chegar ao segundo turno.

Tão impressionante quanto o PSDB fora do governo de São Paulo é o mau desempenho dos outros sete candidatos que, na melhor condição, alcançou o “teto” de 1,2% das intenções de voto. Em ordem decrescente aparecem Elvis Cezar, do PDT, 1,2%; Vinícius Poit, do Novo, com 1,1%; Carol Vigliar, da UP, 1,1%; Edson Dorta, do PCO, com 1,0%; Gabriel Colombo, do PCB, com 0,7%; Antonio Jorge, do DC, com 0,5%; e Altino, do PSTU, com 0,4%.

Do total 2.656 eleitores entrevistados, 11,3% afirmaram ainda estar indecisos e outros 9,4% vão anular voto, vão votar em branco ou simplesmente não irão votar.

Já em termos de votos válidos, Haddad tem hoje 40% das intenções de voto, Tarcísio registra 31,9% e Rodrigo Garcia 20,5%.

Cenário espontâneo – Tido por muitos especialistas como o voto puro ou consolidado, a intenção de voto espontânea, de acordo com a pesquisa Badra, registra a preferência do eleitorado por Fernando Haddad, com 24,0% das citações, seguido por Tarcísio de Freitas, com 18,0% e Rodrigo Garcia, com 10,2%. Os outros nomes mencionados oscilaram entre 0% e 0,4%. Nessa modalidade, 36% dos entrevistados afirmaram ainda estar indecisos e 8,4% vão votar nulo, branco ou nenhum.

Do tipo quantitativa, a pesquisa da Badra Comunicação foi realizada entre os dias 27 e 29 de setembro, de forma presencial, em pontos de fluxo de 59 diferentes municípios do Estado de São Paulo. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob os números BR-05750/2022 e SP-06525/2022.

O instituto Badra - Segundo a plataforma Pindograma, que mede o desempenho dos institutos de pesquisa, a Badra Comunicação tem a nota B , a mesma atribuída, por exemplo, ao Datafolha e ao Atlas Intel. O ranking é organizado levando em consideração, principalmente, o nível de acerto dos institutos.

Nas últimas semanas o instituto tem feito uma provocação ao eleitor no sentido de que compare os números dessa pesquisa Badra com o resultado das urnas, no próximo domingo, dia 2. “É assim que se constrói credibilidade. Quando a pesquisa é realizada com método, técnica de apuração em campo e imparcialidade, não tem como o resultado ser muito diferente do expresso pelo eleitor nas urnas. E é isso que a Badra persegue diariamente”, destaca o jornalista Maurício Juvenal, analista de dados do instituto.

Álbum de Fotos

Arquivos para Download