O MAIS RECENTE LEVANTAMENTO REGISTRADO
Pesquisa indica vitória de Fernando Haddad, no primeiro turno, para o Governo de São Paulo
A soma de intenções de voto do petista é de 41,3%, contra 39,2% dos seus adversários somados
A primeira, de uma série de três pesquisas mensais e consecutivas que o Instituto Badra vai realizar até as eleições, revela que o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, do PT, venceria em primeiro turno as eleições para o Governo de São Paulo, se a votação ocorresse hoje. O petista tem 41,3% das intenções de voto, contra 39,2% de todos os outros sete concorrentes somados. Exatos 6,2% dos entrevistados afirmaram estar indecisos e outros 13,3% responderam votar branco, nulo ou que não votarão em ninguém.
Entre outros, o resultado do levantamento Badra mostra que o petista foi o principal beneficiado com a saída de Márcio França (PSB) da corrida pelo Palácio dos Bandeirantes. Ele lidera com 41,3% das citações. Em segundo aparece o ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 17,9%, seguido de perto por governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), com 13,1%.
Elvis Cezar, do PDT, alcançou 2,5% das intenções e, na sequência, aparecem Vinícius Poit (Novo) e Gabriel Colombo (PCB), cada um com 1,9%; Altino Júnior (PSTU), com 1,0%; e, fechando a lista, Abraham Weintraub (PMB), com 0,9%.
A pesquisa dividiu o Estado em duas macrorregiões: Grande São Paulo, que é composta por 39 municípios e reponde por 47% do eleitorado total, e Interior, com suas 606 cidades e 53% do eleitorado. Fernando Haddad lidera, na modalidade estimulada, em ambas as regiões. Na Grande São Paulo, Haddad tem 45,5%; Tarcísio de Freitas, 17,6%; e Rodrigo Garcia, 11,2%. No Interior, respectivamente, 37,6%, 18,2% e 14,7%.
A pesquisa Badra ouviu 2.666 eleitores, entre os dias 21 e 23 de julho, de forma presencial, em 54 diferentes municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP-05435/2022.
Lula venceria Bolsonaro no Estado de São Paulo
A pesquisa Badra mediu ainda a intenção de voto do eleitor paulista para a disputa presidencial. Se a eleição fosse hoje, o ex-presidente Lula, do PT, teria 45,5% dos votos, contra 30,7% de Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição. Ciro Gomes, do PDT, aparece na terceira posição, com 8,1% das intenções de voto. Na sequência, Simone Tebet (MDB), tem 1,8% da preferência; Vera Lúcia (PSTU), 1,2%; André Janones (Avante), 1,0%; Felipe D’Ávila (Novo), 0,6%; Pablo Marçal (PROS), 0,5%; Eymael (DC), 0,3%; Sofia Manzano (PCB), 0,2%; Leonardo Péricles (UP), 0,1% e Luciano Bivar (União Brasil), 0,1%. Ninguém, brancos e nulos somam 7,3% e os indecisos 2,5%.
A diferença de quase 15% na pesquisa estimulada cai para 11% na espontânea, mas o petista se mantém na frente do atual presidente da República. Nessa modalidade, 31% dos entrevistados, em São Paulo, declararam ainda não ter decidido em quem irão votar.
Pesquisa na véspera
Além dessa pesquisa, cujo resultado a Badra divulga hoje, dia 25, outros dois levantamentos de intenção de votos estão programados até a eleição de outubro. Em agosto, a divulgação ocorrerá no dia 29, também uma segunda-feira. Já em setembro, o Instituto divulga o resultado de sua pesquisa no dia 30, portanto na sexta-feira que antecede o domingo das eleições, dia 2.
“O compromisso da Badra é com a boa e correta informação e com o eleitor. A pesquisa de opinião é um estudo técnico, que conta com metodologia e tem um bom grande grau de acerto, se conduzido com seriedade e imparcialidade. Lançar um resultado na véspera da eleição, que pode ser confrontado com a decisão das urnas, é uma das formas que a Badra encontrou para mostrar sua competência no assunto”, destaca Célio da Costa, diretor-presidente da Badra Comunicação.
Cada um dos levantamentos do Instituto Badra tem amostra de 2.666 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Essa rodada de pesquisas está registrada na Justiça Eleitoral sob os números BR-06695/2022 e SP-05435/2022. A amostra, representativa do universo (eleitorado do Estado de São Paulo – TSE-JUN/2022), leva em consideração a proporção dos eleitores por municípios-regiões, gênero, faixa etária, escolaridade e renda. O Instituto colhe, ainda, dados como religião e ocupação das pessoas entrevistadas.
(MPPJ/25.JUL.2022)