Prefeito interino, Tite Campanella tem 59,8% de aprovação em São Caetano
Nada menos do que 20% separam aprovação de rejeição, num desempenho considerado ótimo sobretudo levando em consideração a atual situação política do município
Eleito vereador em novembro do ano passado, com 1.678 votos, o empresário Tite Campanella, do Cidadania, assumiu o comando a prefeitura de São Caetano do Sul em 1º de janeiro de 2021, uma vez que o prefeito reeleito, José Auricchio Júnior, do PSDB, teve sua candidatura indeferida, com base na Lei da Ficha Limpa. Os eleitores da cidade devem voltar às urnas nos próximos meses, mas a data ainda não foi definida pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Enquanto isso o prefeito interino vai dando conta do recado. Pesquisa realizada pela Badra Comunicação, dentro da rodada de levantamentos que está sendo realizada nas sete cidades do Grande ABC, mostra que Tite tem a aprovação de 59,8% dos entrevistados, contra uma rejeição de 39,8%. Exatos 8,4% dos ouvidos não souberam opinar.
Na soma dos conceitos “ótimo” “bom” o prefeito alcança 46,9% das menções. Na outra ponta, tem seu governo avaliado coo “ruim” “péssimo” por apenas 17,3%. Para outros 30,4% dos entrevistados o governo é “regular” e 5,4% não souberam opinar.
A Pesquisa Badra Comunicação realizada na terça-feira, dia 5, ouviu 1.060 moradores, nas duas zonas eleitorais da cidade. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%. Para a definição da amostra foram levadas em consideração, além do margo geográfico, as variáveis de controle sexo e faixa etária.
A Badra também mediu o nível de aprovação popular ao desempenho do governador João Doria e do presidente Jair Bolsonaro. O tucano Doria é aprovado por 35,8% da população e rejeitado por 60,6%. Já Bolsonaro registra 5,7% de aprovação contra 63,0% de reprovação. Não souberam opinar, respectivamente, 3,6% e 1,3%.
As medidas adotadas pela Prefeitura no enfrentamento da pandemia do coronavírus também foi alvo de avaliação. O resultado você confere no caderno completo de gráficos, baixando o arquivo PDF publicado na página do site da Badra.
Rodada de pesquisas – As sete cidades que forma a Região do Grande ABC fazem parte da primeira rodada de pesquisas, de avaliação do desempenho dos atuais prefeitos. Serão ouvidos 1.060 eleitores em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. O instituto vai repetir a iniciativa a cada semestre. Nesse momento, estão sendo avaliados os seis primeiros meses de governo, do atual mandato, que teve início em janeiro de 2021.